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Notícias Empresariais Rotatividade nos pontos de venda: especialistas dão dicas para reter mão de obra qualificada

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Publicado em 04 de agosto de 2025

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca incessante por resultados elevados é uma constante para muitas empresas. Contudo, a pressão para atingir metas pode gerar efeitos colaterais prejudiciais, como o aumento do estresse, queda de produtividade e, em casos mais graves, o esgotamento dos profissionais. Diante deste cenário, surge uma questão crucial: como alcançar resultados expressivos sem comprometer o bem-estar da equipe de vendas?

Os especialistas em Negócio Norma Waichert e Thiago Lupatini, sócios em multinégocios, entre eles a rede de alimentação saudável Banana Food e a mentoria FoodClub, dão 5 dicas para prevenir o esgotamento emocional, especialmente em equipes comerciais sob metas agressivas. Confira:

1 – Ambiente: equipes de vendas são, por natureza, altamente expostas à pressão: metas, prazos, competitividade, variação do mercado e, muitas vezes, reconhecimento limitado frente ao esforço real. Quando esse ambiente não é bem gerido, o que era para ser motivação vira desgaste, e o que era para gerar resultado acaba gerando rotatividade, queda de produtividade e até danos reputacionais à empresa;

2 – Estratégias: O ambiente de vendas deve ser bem gerido, com estratégias para alcançar o objetivo; para isso, é essencial possuir metas claras, onde todos saibam exatamente o que precisam entregar;

3 – Desafio: desafie seu time com inteligência e liberdade para decidir como bater as metas; a autonomia gera engajamento, senso de pertencimento e responsabilidade;

4 – Estímulo: reconhecimento e treinamento contínuo para dar mais preparo, pois muitos vendedores se esgotam porque não sabem como agir diante de objeções ou desafios;

5 – Fortalecimento: prevenir o esgotamento emocional em times comerciais não é sobre suavizar a meta, mas sim sobre ser exemplo e fortalecer o time para atingi-la de forma inteligente, saudável e sustentável.

Fonte: Contábeis

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